sábado, 20 de julho de 2013

FTP no Pandorga 4

Uma coisa que acho essencial para usuário Linux é um cliente FTP.
E apesar de ser um pacote tão pequeno 57 KB, não vem incluido no Pandorga.
Um usuário iniciante pode desistir da distro se precisar usar FTP.
um usuário mediano (como Eu me acho) penei para instalar, porque não achei tutorial
para instalá-lo na web nem na página, nem na documentação oficial do Pandorga.
Além disso parece que falta algo do c++, pois baixei o "lftp" (enorme +de 2MB),
em um pacote tar e ao usar o ./configure, deu para compilar, não gerou o make file.
Por isto aproveito para explicar aqui como instalá-lo no Pandorga.
Usando um pacote .deb direto de um repositório Debian aqui do brasil.

Veja antes este link-site com a lista de clientes FTPs para Linux Debian.(mais ou menos no meio da página tem a indicação do Ftp

E baixe aqui (mais ou menos no meio da página tem a citação 'South America' com 5 links(o 5º não ab riu)
o da Unesp fica no estado de São Paulo.
o da USP universidade pública do estado de São Paulo.
o da UFPR universidade do Paraná (Rua XV de Novembro, 1299 | CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil | Fone: (41) 3360-5000)
o mirror debian fica na UFPR também.
o quinto site o torre de hanoi é da SkyOnline de Argentina S.A. fica na Argentina sob IP 200.73.186.31 e demora muito para responder(em 20/07/2013) por isso não deu para usar.

Eu usei o mirror da USP por questão de gosto 57 KB baixa em segundos (meu link down é de 2.000 Mbits/s)

------------------------------- agora é moleza. abre um terminal, vira root, vai para a pasta de download e digita:
dpkg -i ftp_0.17-27_i386.deb e tecla [enter] ele instala fácil, agora é só
sair do root com "# exit" e digitar $ ftp, ao ver o prompt ftp>
você digita open [enter] site [enter] usuário [enter] senha [enter].

Sem comentários:

Enviar um comentário